Seja no campo ou nas estradas, a realidade dos equipamentos autônomos geram novas formas de lidar com a frota
Apesar de não ser o mais indicado, a gestão de manutenções dos equipamentos agrícolas costuma se basear na percepção dos motoristas – e na boa vontade dos mesmos em informar sobre a necessidade de realizar uma parada para reparos, mesmo que preventivos.
Deste modo, surgem diversos gargalos na operação que poderiam ser evitados através de um simples controle de ativos – os pneus.
Com a chegada de cada vez mais tipos de equipamentos autônomos, o fazendeiro acaba perdendo o único indicador, mesmo que ainda muito falho, das manutenções necessárias.
Por isso, é cada vez mais evidente a necessidade de tornar a gestão de pneus mais prática e automatizada, mesmo a aqueles que ainda não pretendem utilizar equipamentos agrícolas autônomos.
Veja também: Qual o momento ideal para renovar a frota?
Apesar de serem caracterizados como componentes de simples e barata manutenção preventiva, os pneus dão grandes dores de cabeça quando negligenciados. Através da marcação personalizada do pneu associada a uma planilha de gestão é possível controlar tudo que se refere a ele:
- Fiscalizar a localização de cada pneu (evitando
trocas, desvios e furtos); - Monitorar a quilometragem de cada pneu;
- Gerenciar os prazos de calibragem, rodízio,
alinhamento, balanceamento e recapagem; - Verificar a vida útil do pneu em relação à
indicada pelos fabricantes; - Fiscalizar as condições de uso com maior
facilidade; - Determinar o custo da vida útil de cada pneu;
- Comparar a performance de pneus de marcas
diferentes; - Controlar as receitas com descarte de pneu;
- Impedir o descarte antecipado do
pneu; - Realizar menos paradas, e
- Evitar gastos superiores ou inesperados com
manutenção.
Os gastos com pneus podem cair drasticamente quando você realiza um controle com ativos numerados. Usando o numerador a fogo Pneumark, é criado um código único de identificação para cada pneu que possibilita o acompanhamento de todas as datas de manutenção e diversas informações relevantes.
Veja também: Qual a diferença entre a numeração original do pneu x marcação personalizada?
A marcação é feita com com um perfurador à quente, completamente seguro, testado e comprovado. Não prejudica a estrutura do pneu! Saiba mais em www.pneumark.com.br