Pneumark Marcadores

A gestão de pneus é um processo importante para garantir a segurança e a eficiência dos veículos, bem como para maximizar a vida útil dos pneus. Ela envolve vários aspectos, incluindo a seleção adequada, a manutenção regular e a disposição correta dos pneus usados.

Aqui estão algumas práticas importantes de gestão de pneus:

Pneus adequados

Escolha pneus que sejam apropriados para o tipo de veículo, condições de direção e clima em que serão utilizados. Verifique a marcação de pneus para garantir que as dimensões, índice de carga e velocidade correspondam às especificações do fabricante do veículo.

Pneus com manutenção em dia

Mantenha os pneus calibrados com a pressão correta e faça o rodízio regularmente para garantir um desgaste uniforme. Verifique a profundidade da banda de rodagem regularmente e substitua os pneus desgastados ou danificados imediatamente.

Pneus com bom desempenho

Monitore o desempenho dos pneus usando indicadores, como a temperatura e a pressão dos pneus. Esses indicadores podem ajudar a identificar problemas precocemente, antes que se tornem mais sérios. É possível realizar o controle do desempenho e manutenções necessárias através de um numerador de pneus personalizado.

Veja também: Métricas que vão melhorar sua gestão de frotas

Pneus bem armazenados

Armazene os pneus em um local fresco e seco, longe da luz solar direta e de fontes de calor. A contaminação com derivados de petróleo inutiliza pneus, portanto, se existir o risco, vale a pena investir em capas protetoras. 

Se os pneus forem armazenados por um longo período de tempo, eles devem ser girados regularmente para evitar deformações.

Pneus corretamente descartados

Descarte os pneus usados ​​adequadamente em instalações de reciclagem ou de disposição de resíduos autorizadas. Não descarte pneus usados ​​em aterros sanitários ou em locais inadequados, pois eles podem causar danos ambientais.

Ao implementar essas práticas de gestão de pneus, é possível maximizar a vida útil dos pneus e reduzir os custos de manutenção dos veículos. Além disso, uma gestão adequada de pneus também ajuda a garantir a segurança e o desempenho dos veículos, gerando competitividade à frota.

​​Apesar de serem caracterizados como componentes de simples e barata manutenção preventiva, os pneus dão grandes dores de cabeça quando negligenciados. Através da marcação personalizada do pneu associada a uma planilha de gestão é possível controlar tudo que se refere a ele:

  • Fiscalizar a localização de cada pneu (evitando trocas, desvios e furtos);
  • Monitorar a quilometragem de cada pneu;
  • Gerenciar os prazos de calibragem, rodízio, alinhamento, balanceamento e recapagem;
  • Verificar a vida útil do pneu em relação à indicada pelos fabricantes;
  • Fiscalizar as condições de uso com maior facilidade;
  • Determinar o custo da vida útil de cada pneu;
  • Comparar a performance de pneus de marcas diferentes;
  • Controlar as receitas com descarte de pneu;
  • Impedir o descarte antecipado do pneu;
  • Realizar menos paradas, e
  • Evitar gastos superiores ou inesperados com manutenção.

Os gastos com pneus podem cair drasticamente quando você realiza um controle com ativos numerados. Usando o numerador a fogo Pneumark, é criado um código único de identificação para cada pneu que possibilita o acompanhamento de todas as datas de manutenção e diversas informações relevantes.

Veja também: Qual a diferença entre a numeração original do pneu x marcação personalizada?

A marcação é feita com com um perfurador à quente, completamente seguro, testado e comprovado. Não prejudica a estrutura do pneu! Saiba mais em www.pneumark.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *